história do Chile

A criação da cidade de Santiago do Chile, data de 1542, no período das grandes navegações, e descobrimento de colônias, com suas expedições marítimas européias, tornando-se dependente da Espanha. Com o Chile, tendo a intervenção externa, através da Espanha, teve com o passar dos anos seus interesses em buscou-se a sua independência, para deixar de ser colônia, e passou a obter a sua independência em 1818, e assim novos fatos históricos ocorreram neste ano como a proclamação da república. O Chile, possui uma grande faixa territorial voltada ao pacífico ao oeste, faz fronteira com a Argentina ao leste, e com a Bolívia e o Peru ao norte, sendo ao sul, com o pólo sul. O país tem a predominância da cordilheira dos Andes, do deserto do Atacama, ao norte do país. No Chile, o que destaca no seu período histórico, entre muitos acontecimentos cronológicos, esta o golpe militar, que colocou no poder o general Augusto Pinochet, com apoio da marinha, que toma o controle da cidade de Val Paraíso, cidade portuária, e a aeronáutica, com seus aviões bombardeando o centro de Santiago do Chile, tendo como alvo a tomada do palácio de La Moneda.

Palácio presidencial, sede do governo, e que tinha no governo o presidente Salvador Allende, um governo de esquerda, e com influências socialistas que cercado pelas forças armadas liderada pelo então ditador Augusto Pinochet e com forte ataque militar. O presidente chileno Salvador Allende, que encontrava-se nas dependências do palácio, com os carabineiros atacando, juntamente com os blindados, os tanques de guerra, que invadiram o portão principal, o presidente não se entrega e comete suicídio. Assumem os membros de uma junta militar, e passando posteriormente num ato de transmissão são general Augusto Pinochet, através de um acordo de um decreto lei número 1, pois ser o comandante em chefe das formas armada mais antigo.


Em 1974, o general Augusto Pinochet assume através de um decreto Lei 806, como chefe supremo da nação. O congresso nacional é fechado, vem a surgir o estado de sítio, a repressão principalmente aos opositores do golpe, e aliados ao antigo governo de Salvador Allende começam a ser perseguidos, e interrogados. Em 1980 é aprovada uma nova constituição chilena, entrando em vigor no ano seguinte, em 1981 Já no ano de 1989, vencendo Patrício Aylwin, e que recebeu a transmissão do cargo do general Pinochet, afastando o poder, e a influência da ditadura chilena, de forma gradativa e nesta nova fase de governo.
Em 1993, novo período em que ocorreram eleições para a presidência, vencendo Eduardo Frei Ruiz-Tagle , assumindo o governo em 1994 e assim sucessivamente até os dia atuais, sempre com novas eleições para presidente do país. O Chile tem uma grande salto na economia do país, mantendo acordos internacionais, em especial com o livre comércio com a união européia, assim com outros importantes países frente ao cenário mundial com novos tratados comerciais, bilaterais e que elevam a balança comercial chilena, favorecendo a economia. Anualmente milhões de pessoas visitam o Chile, não somente a sua capital, com uma diversidade de atrações turísticas como também as demais cidades turísticas, e seus pontos turísticos naturais, principalmente a cordilheira dos Andes o deserto do Atacama, o sul, a região da Patagônia. Possui uma população com cerca de 15 milhões de habitantes de acordo com o censo de 2001, o país está a 543 metros acima do nível do mar, tendo a cidade de Punta Arenas, no extremo sul do país a cerca de 3.141km de distância.





Fonte: http://www.chiletur.com.br
   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Portal de turismo do Chile www.chiletur.com.br